17 de maio de 2013

Acordo entre MPA e Sebrae quer alavancar desenvolvimento da aquicultura e da pesca


O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Luiz Eduardo Barretto Filho, assinaram na manhã de terça-feira (14), no auditório do MPA, um Acordo de Cooperação para a implementação de programas e projetos visando a capacitação de pescadores e aquicultores.

A parceria promoverá a inovação tecnológica no setor, tanto no meio marinho, quanto no continental. Além de desenvolver pesquisas, cursos, oficinas e seminários.

Para o ministro Crivella, o acordo contribui para o crescimento da produção pesqueira nacional. “A aquicultura brasileira ainda é muito recente, os produtores têm dificuldades de expandir seus negócios. Queremos garantir  uma melhor assessoria na gestão, sobre tudo dos pequenos produtores”, destacou o ministro.
Segundo o presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, a instituição irá trabalhar também o aspecto técnico e cultural, uma vez que os brasileiros tem o costume de comer carne bovina. “Vamos fazer um trabalho forte nas escolas, levando produtos de qualidades. Precisamos mudar a cultura das crianças do nosso país. Acredito que a gente aprende a gostar de outras carnes na infância”, destacou Barretto.
O presidente ressaltou também que pretende fortalecer a gestão do empreendedorismo. “O Sebrae quer colaborar com o que faz de melhor, que não é ensinar como se pesca, mas a inovar e gerir uma empresa seja ela do porte que for, com subsídio de até 90%”. Fizemos um acordo geral e posteriormente em cada estado faremos acordos regionais. Nossa ideia é trabalhar em cada região, pois temos uma diversidade muito extensa”, afirmou Barretto.
Outras ações importantes que serão desenvolvidas junto ao SEBRAE são o desenvolvimento territorial; segurança alimentar e nutricional; organização econômica dos setores da aquicultura e pesca, formalizando as cooperativas e associações, no incentivo ao trabalho; cadeia produtiva dos organismos aquáticos ornamentais; mercados institucionais e alimentação escolar;  apoio as comunidades tradicionais, como as ribeirinhas e quilombolas; divulgação das linhas de créditos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura; produção de biodiesel a partir das vísceras do peixe; apoio a aquicultura familiar e empreendedorismo para jovens aquicultores e pescadores.

Fonte: mpa.gov.br

16 de maio de 2013

"ZONA RURAL" NÃO DEIXE PARA ULTIMA HORA


O processo de revisão biométrica eleitoral já começou em Areia Branca/RN.


A revisão biométrica eleitoral já começou em Areia Branca/RN. Esse recadastramento eleitoral é importantíssimo e só depende de você, eleitor e eleitora para que ocorram eleições limpas e seguras nos próximos pleitos eleitorais.´


A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN E 32ª Zona Eleitoral estão fazendo a sua parte. Vamos fazer a nossa também!
Compareçam na Quadra Poliesportiva Nazir Pereira Júnior, no Bairro COHAB, de segunda a sábado, das 8 às 16 horas, munidos dos seguintes documentos:

 Documento de Identidade com foto tipo RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de quitação do serviço militar, se do sexo masculino ou Certidão de nascimento ou casamento, desde que acompanhadas dos documentos de identidade.

O domicílio eleitoral pode ser comprovado através dos seguintes documentos e procedimentos: comprovante de residência em seu nome, ou algum documento que possa vincular seu parentesco com o titular do comprovante até segundo grau.

As demais comprovações de residência podem ser feitas pelo vínculo profissional, patrimonial ou comunitário com o município. Os vínculos comunitários ou afetivos são: ser natural do município; ter parentesco até segundo grau em linha reta com pessoa domiciliada no município; possuir bens imóveis no município comprovado através de escritura pública; trabalhar com carteira assinada, ou contrato formal em empresa situada no município, devendo apresentar declaração do empregador; estudar ou ter filhos estudando em escolas públicas ou particulares do município.

Os documentos apresentados para comprovar o domicílio eleitoral como faturas de energia, água ou telefone, boletos bancários, cadastros em órgãos públicos ou envelopes de correspondência, deverão ter sido emitidos ou expedidos no período de janeiro de 2013 para trás.

Não serão aceitos apresentação de documentos que não estejam acompanhados de seus respectivos originais, salvos se autenticados em cartório.
Vale lembrar que O NÃO COMPARECIMENTO do eleitor à Revisão implicará no CANCELAMENTO da sua inscrição eleitoral, sem prejuízo das sanções penais e legais.
O prazo final para a revisão biométrica será no dia 13 de junho de 2013. Portanto, não deixe pra última hora. Compareça o quanto antes possível e fique em dia com a Justiça Eleitoral. 

Fonte: aldoalmeida.blogspot.com.br


14 de maio de 2013

AREIA BRANCA GANHA MAIS 8 CURSOS DO PRONATEC


Aberto novo ciclo de matrículas para cursos do Pronatec

Mais oito cursos na área tecnológica, serão ofertados aos jovens areia-branquenses graças à parceria Prefeitura de Areia Branca, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Instituto Federal de Ciência e Educação tecnológica (IFRN).
Os cursos oferecidos, são: 


  • Torneiro Mecânico, 
  • Recreador, 
  • Auxiliar Administrativo, 
  • Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, 
  • Ajustador Mecânico, 
  • Cuidador de Idosos, 
  • Desenhista Mecânico e 
  • Encanador Instalador Predial.
As inscrições serão realizadas somente nesta terça-feira, 14, e amanhã, 15, na Secretária de Assistência Social, via Gerência de Emprego, Renda e Qualificação Profissional
A idade exigida é 16 anos, com exceção dos cursos de Eletricista, Encanador, Cuidador de Idosos e Torneiro Mecânico que exigem faixa etária de 18 anos completos.
No ato da inscrição os candidatos devem apresentar a seguinte documentação: cópia de RG, cópia de CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, foto 3×4, ter conta na Caixa Econômica Federal (Corrente ou Poupança) ou Banco do Brasil (Corrente) e Número de Identificação Social (NIS).
Os cursos serão ministrados no IFRN, em Mossoró, e os alunos terão direito a fardamento, bolsa auxilio transporte e alimentação e material didático. A aula inaugural está marcada para o dia 24 às 19h, no IFRN, em Mossoró.
Fonte: vozdeareiabranca

13 de maio de 2013

Exportações dos principais produtos do Estado recuam

Sal Marinho sobe 226% em relação ao ano passado

O acumulado das exportações de janeiro a abril deste ano foi de U$$ 83,4 milhões, dos quais US$  15,3 milhões referentes a abril.  Quando comparado ao que foi exportado nos primeiros quatro meses de 2012, houve queda de -7,76%. “Este, sim, é um sinal negativo, uma vez que não foi pontual”, analisa o economista e superintendente do IBGE no Estado, Aldemir Freire, 



Todos os principais produtos da pauta de exportação potiguar tiveram queda - desde a fruticultura a minérios e pescados. “Não é exclusivo do Estado, a queda nas exportações acontece na região e no país”, afirma. A castanha de caju e frutas como a banana caíram 30,31% e 31%, respectivamente. O mel teve uma quebra de 82,5% em 2012  e não há previsão de o produto voltar à pauta de exportações este ano, como mostrou reportagem da TRIBUNA DO NORTE domingo. 

Mas as causas para o mau desempenho vão além da estiagem prolongada. “Há perda de competitividade do mercado”, diz Freire. No caso, da indústria sucroalcooleira a queda nas exportações no Estado podem ter sido levadas pela seca, como também estratégia comercial da empresa. “A maior usina (a Estivas) pode ter decidido escoar a produção por outro estado”, disse.

No caso do minério de ferro, problemas com a logística portuária levaram a suspensão do escoamento do produto pelo Estado. O tungstênio sofre as consequências do desaquecimento da economia asiática.  Já a redução da venda do pescado para o mercado europeu, o economista credita a pouca eficiência do convênio firmado com empresa japonesa. 


O baque não foi maior, de acordo com  Freire,  graças a exportação de US$ 8,55 milhões de óleo combustível.


Fonte: Tribuna do Norte