20 de março de 2013

CONAPE CONFIRMA QUE 4ª CONFERENCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA SERÁ REALIZADA EM NOVEMBRO


Ministro Crivella em encontro da Pesca
O ministro Marcelo Crivella prestigiou a abertura da primeira reunião ordinária em 2013 do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), na manhã desta quarta-feira (20), em Brasília. Segundo ele, apesar de os brasileiros comerem pouco peixe – menos do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o País tem de importar pescado para atender à sua demanda. Para ele, é preciso superar as dificuldades e viabilizar o aproveitamento dos reservatórios do País para a produção pesqueira. O ministro solicitou que os conselheiros incluíssem em sua pauta a discussão de políticas para a lagosta e a pesca de arrasto.

Entre as medidas aprovadas pelo conselho ao longo do dia está a realização da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca nos dias 5 a 7 de novembro, em Brasília. Ficou acertado que este grande evento – em que a categoria discute as questões mais importantes para a aquicultura e a pesca brasileira - será precedido por conferências estaduais e regionais nos meses de junho a agosto. Outra importante decisão do CONAPE, que representa as bases do setor pesqueiro e aquícola nacional e conta com 54 conselheiros é promover o Iº Encontro Nacional de Saúde e Segurança na Pesca Artesanal e Industrial, conjuntamente com a 4ª Conferência Nacional, na capital federal.  O encontro terá o apoio, além do Ministério da Pesca e Aquicultura, dos ministérios da Previdência Social, da Saúde, do Trabalho/Fundacentro e da Marinha do Brasil.

Plano Safra

Na parte da tarde, Alexandre Giehl, coordenador geral de Assistência Técnica, Capacitação, Associativismo e Cooperativismo da Pesca e Aquicultura (SEIF), do MPA, fez uma exposição sobre o andamento do Plano Safra. Lançado em outubro do ano passado, o plano, segundo Alexandre, já tem os primeiros números que comprovam o seu impacto no mercado. No último trimestre de 2012 a rede bancária oficial acertou 7.494 contratos pelo plano, que envolveram recursos da ordem de R$ 115 milhões.

O Plano Safra disponibiliza ao todo no mercado R$ 4,1 bilhões e tem a meta de levar o Brasil a produzir 2 milhões de toneladas de pescado até o final de 2014. Os conselheiros também discutiram temas como a pesca industrial do País.

O CONAPE confirmou ainda a programação de suas reuniões ordinárias em 2013. Elas ocorrerão em maio, nos dias 21 e 22; em agosto, nos dias 27 e 28; e em novembro, dias 26 e 27. A atual reunião do conselho prossegue nesta quinta-feira.

19 de março de 2013

PESCADORES É HORA DE FAZER O RECADASTRAMENTO!


Imagem 53


O processo agora ficou mais simples. O recadastramento deverá ser feito no mês de seu aniversário.

Para agilizar é necessário ter em mãos o número do CPF, número do RGP e fornecer a data de nascimento.

Ao acessar, irá aparecer na tela do computador seus dados pessoais. Muita atenção nessa hora! Confira se todos estão corretos e atualizados, antes de confirmar.

No fim do procedimento será gerado um protocolo, que deverá ser impresso e entregue na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura mais próxima ou nas entidades de classe conveniadas ao Ministério da Pesca e Aquicultura.

Na entrega será colhida a digital para a impressão da nova carteira. Lembrando, que essa nova carteira terá data de validade por tempo indeterminado.



O MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA PARTICIPA DO COMITE DE BACIA HIDROGRÁFICA APODI-MOSSORÓ



Ronaldo da Pesca, Ari Félix, Juliana e Gibram Araújo em evento do CBH na cidade de Pau dos Ferros

Membros do CBH, entre eles o Sec de Agricultura e Pesca de Areia Branca, Ari Félix


O comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado com funções deliberativa, consultiva e normativa, composta pelo poder público federal, estadual e municipal, usuários de água e sociedade civil com o objetivo principal de gerenciar as águas na bacia onde atua.

Devido às atividades econômicas desenvolvido na área de captação do Rio Apodi-Mossoró tais como: Petróleo, Sal Marinho, Pesca Artesanal, Mineração, etc. trazendo grandes problemas como modificações na paisagem, impactando na quantidade e qualidade da água disponível, traz a necessidade de se fazer o gerenciamento neste corpo d’agua, a qual é feita pelo comitê de Bacia Hidrográfica.

Areia Branca que esta inserida nesta bacia, onde se encontra a foz do rio Apodi-Mossoró, participou ativamente no processo de formação do comitê em todas as modalidades, ou seja,  poder público como suplente, sociedade civil como titular e suplente e usuários como titular e suplente.

As reuniões setoriais ocorram no dia 16/01 em Paus dos Ferros, foram representar a prefeita Luana Bruno o Secretario Ari Feliz e os Gerentes de Meio Ambiente e Pesca Gibram Araújo e Ronaldo Vale respectivamente. No 17/01 em Apodi foram representar a Sociedade Civil a Associação Desportiva de Ponta do Mel nas pessoas de Gunar e Aparecido, Associação Comunitária de Pedrinha na pessoa de Pimentel e Associação Comunitária de São Cristóvão na pessoa de Cristiano.  No dia 18/01 foi a vez dos usuários estiveram presentes Toninha da Redonda e Anikeli Salviano representando a Associação de Marisqueiras de Redonda, Ronaldo Vale representando a colônia de pesca Z 08 e a Norsal n pessoa do Dr. Luiz Santiago.

REUNIÃO DO EXERCITO COM PIPEIROS EM TIBAU



Representante do exercito, secretários de Agricultura Areia Branca e Tibau e os pipeiros em reunião realizada em Tibau.



No dia 26/01 sexta feira o Coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil Ari Felix, juntamente com os pipeiros do nosso município Carlos e Toinho do Posto, participaram na cidade de Tibau de uma palestra proferida pelo Exercito Brasileiro sobre o funcionamento do programa Operação Pipa na região oeste do estado; na ocasião foram abordados assuntos como: preço da quilometragem, contrato, comportamentos dos pipeiros, documentação, vistorias  e outros assuntos relevantes .

Estiveram presente além dos representantes da missão do Exercito, o Coordenador Municipal da Defesa Civil e o Secretario de Agricultura da cidade de Tibau. O evento ocorreu nas dependências da Prefeitura.

REUNIÃO COM PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES PARA PLANEJAMENTO DO GARANTIA SAFRA





Secretário de Agricultura Ari Félix e presidentes de Associações.

Presidentes de Associações em reunião para discutir planejamento do garantia safra.


Devido à aproximação das chuvas no nosso Município nesta quinta feira dia 24 ocorreu no auditório da Secretaria de Educação uma reunião promovida pela Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Recursos Hídricos com intuito de discutirem o programa Terra Pronta do ano agrícola 2013/2014, com os representantes das comunidades rurais.

Este programa, que tem por objetivo preparar terra agrícola dos agricultores familiares tem como parceira a Prefeitura Municipal de Areia Branca, Petrobras e a Emater, tem grande importância para os agricultores familiares do nosso município. A referida reunião foi muito concorrida e os representantes das comunidades rurais compareceram em peso e saíram bastantes satisfeitos.


SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E PESCA E OS GERENTES DE ABASTECIMENTO E ASSUNTOS DISTRITAIS VISITAM A EMPRESA NORSAL.



Manezinho do Mel, Luiz Rolim, Ari Félix e Luiz Santiago em reunião na empresa NORSAL

Pescadores garante sustento pescado no Casco do Cavalo especies como o camarão e carapeba 

Nesta sexta feira dia 25 de janeiro o Secretario de Agricultura e Pesca Ari Felix e os Gerentes de Abastecimento e Assuntos Comunitários Luiz Rolim e Manezinho do Mel respectivamente, estiveram na Empresa Norsal conversando com o Dr. Luiz Santiago Diretor Administrativo desta conceituada empresa. Na ocasião o gerente executivo de pesca Ronaldo Vale se encontrava em Natal em audiência com o superintendente da pesca no RN. O objetivo deste encontro foi dialogar sobre a pesca artesanal e seus principais atores, no caso, os pescadores, que tiram o sustento de suas famílias em águas interiores dos lagos das Salinas do Município de Areia Branca, como também do Rio Ivipanim e suas Gamboas e costa, com a pesca do camarão e diversas espécies de peixe como: carapeba, carapicu, salema,  etc...

Esta reunião se deu numa total descontração, tendo o Senhor Luiz ouvido atentamente as ideias e propostas para o setor, dos Senhores Secretario e gerente. Como resultado do encontro, ficou marcada uma nova conversa para os próximos dias, com inclusão de outros parceiros tais como: a Colônia de Pescadores, UFERSA, e as Gerencias de Pesca e Meio Ambiente, onde serão aprofundadas e amadurecidas as ideias.