25 de abril de 2013

AREIA BRANCA RECEBERÁ COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ


Areia Branca Fará a primeira reunião de trabalho após a posse dos membros


Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró) se reúnem nesta sexta-feira, 26, a partir das 9h, no Ivipanim Clube, em Areia Branca. Será a primeira reunião de trabalho depois da posse dos membros, ocorrida em 21 de fevereiro deste ano, em Mossoró.
O encontro de amanhã terá dois momentos, sendo o primeiro uma reunião de trabalho e no segundo momento os membros empreenderão uma visita à foz do rio Apodi-Mossoró.
Membros do Comitê e prefeitos da região estarão presentes e serão recepcionados pela prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), que já confirmou presença no evento.
O evento conta com o total apoio da Prefeitura de Areia Branca, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, e demais organismos no âmbito administrativo envolvido com a temática.
Um Comitê tem como objetivo principal, gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua. É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado.
Ele é acionado todas as vezes que a bacia hidrográfica é ameaçada por ações como: devastação dos mangues ou da mata ciliar (que margeiam o rio), contaminação das águas por efluentes domésticos, industriais e pluviais, despejo de resíduos sólidos, entre outras.

Texto: Luciano Oliveira

24.04.2013 - Edital abre vagas para jovens em Telecentros da Pesca Maré

            O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançou na última sexta-feira (19) a 1º Etapa de Seleção Simplificada de Monitores-Bolsistas 2013. O edital vai selecionar 144 jovens entre 16 e 28 anos interessados em compor a equipe dos Telecentros da Pesca Maré, apoiados pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR.
Telecentro na Comunidade Praia de São Cristovão(Areia Branca-RN)

Os escolhidos vão auxiliar os usuários a acessar os recursos de comunicação e informação disponíveis nos telecentros, que são espaços públicos destinados às comunidades pesqueiras.  Todos receberão bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de R$ 241,50 mensais pelo período de doze meses, juntamente com o curso de formação.

Dos 210 telecentros ligados ao MPA, 79 deles serão contemplados com novos monitores-bolsistas pelo presente edital. No espaço dos telecentros, os pescadores têm acesso à internet e participam de cursos de capacitação, entre outras atividades. Os novos monitores atuarão em telecentros de 75 municípios, em 22 estados brasileiros. No edital, o interessado pode conferir o telecentro mais próximo de onde vive e o número de vagas de monitores-bolsistas disponíveis em cada localidade.

Areia branca não foi contemplada com vagas nesse edital, veja a lista abaixo.


RN Caiçara do Norte Colônia de Pescadores Z-1 Almirante Gomes Pereira - 2 vagas
RN Ipanguaçu Colônia de Pescadores Aquicultores Afins Z-47 - 2 vagas
RN Paraú Colônia de Pescadores Z-39 - 2 vagas
RN Parelhas Colônia de Pescadores Z-26 - 2 vagas

Acesse o edital em  www.mpa.gov.br

Fonte: juventude.gov.br

Ministro da Pesca assina protocolo de intenções no RN

Marcelo Crivella esteve em Natal no sábado (20).
Objetivo é estimular pesca artesanal e criação de peixes na Grande Natal.

Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella,
esteve em Natal (Foto: Michelly Oda)

                A governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na manhã do sábado (20), a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que veio ao RN para prestigiar e participar da assinatura de decretos que vão desenvolver e fortalecer a pesca artesanal do estado.
O evento aconteceu na colônia de pescadores Z-31, em Nísia Floresta e contou ainda com a presença do deputado federal João Maia; do secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira; do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo; do presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln e de dezenas de pescadores.
A assinatura do primeiro decreto prevê o licenciamento ambiental para o uso da água pela colônia de pescadores Z-52 (Upanema), para a prática de atividades de piscicultura em tanques de rede. Um outro decreto de outorga foi dado para garantir o abastecimento de água para a estação de piscicultura na barragem de Santa Cruz do Apodi.
O Governo do Estado vem cumprindo com o compromisso feito aos pescadores, de facilitar o processo de licenciamento ambiental da atividade da agricultura, com ênfase na piscicultura. Desde o início da atual administração já foram concedidas 16 outorgas de água, uma conquista importante para as comunidades que vivem da pesca artesanal.

“Estamos aqui para festejar a simplificação dos processos, que vai dar oportunidade para que todo pescador possa ampliar a sua criação de peixe, camarão pitú e de marisco. Vamos oferecer condições para que eles possam aproveitar as nossas águas, reservatórios, lagoas e rios e para isso vamos contar fundamentalmente com essa licença. Essa é uma maneira de estimular e fazer crescer a atividade pesqueira, além disso, também estamos beneficiando toda a cadeia produtiva que é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a governadora.
Para o ministro Crivella, o momento agora é de festejar e lutar para que, no futuro, todos os pescadores do Brasil possam ter este mesmo direito que hoje foi assegurado por Rosalba Ciarlini. “Esse decreto é uma iniciativa da governadora e que fiz questão de vir e aplaudir, pois queremos levar para outros estados. Estamos desamarrando os nós para que o nosso país possa voltar a ocupar o seu lugar de destaque no cenário mundial como produtor de pescado. Com esses decretos queremos voltar a produzir milhões de toneladas de pescado”, destacou o ministro.
Com o objetivo de povoar a zona costeira e também as principais bacias hidrográficas do RN, o Governo do Estado realizou ainda a soltura de alevinos de beijupirá e de camarão pitu, para a manutenção e aumento do estoque natural pesqueiro para a consequente melhoria da renda das comunidades costeiras.

Fonte: nominuto.com

 

24 de abril de 2013

PREVISÃO DE MAIS CHUVAS PARA REGIÃO

CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

       Avisos Meteorológicos - 2013-04-22 23:52:28

       Estado de Atenção

       Chuva Forte na faixa norte do CE e RN

       Durante a madrugada desta terça-feira (23/04) áreas de instabilidades deverão provocar chuvas intensas localizadas em áreas da faixa norte, principalmente, na faixa litorânea do Estado do Ceará (região norte/litoral Jaguaribano, região do litoral de Fortaleza, e região do litoral norte). Deverá chover forte, também, em áreas da região de Mossoró no Estado do RN e redondezas.
Mossoró noite de terça para quarta. Foto: Facebook

Chuvas fortes atingiram, como havia sido previsto, áreas do litoral norte e oeste do RN (áreas da região de Areia Branca, Mossoró, Apodi e Açú) no final da tarde e noite desta terça-feira (23/04).
As chuvas intensas deverão continuar atingindo estas áreas ao longo da madrugada desta quarta-feira (24/04), além de áreas do leste do Estado do Ceará (Litoral e Vale do Jaguaribano), podendo atingir cidades do Litoral de Fortaleza.

23 de abril de 2013

SEMANA CHUVOSA NO RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN registrou chuvas em várias cidades do estado. O órgão divulgou as chuvas acumuladas de sexta-feira, dia 19 de abril até esta segunda-feira, dia 22.

Foto: vozdeareiabranca.com


Confira:


MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Campo Grande(Particular)                                322,5mm
Itau(Particular)                                        212,0mm
Mossoro(Prefeitura)                                     203,5mm
Areia Branca(Emater)                                    181,9mm
Apodi(Prefeitura)                                       170,0mm
Janduis(Emater)                                         165,8mm
Messias Targino(Prefeitura)                             155,3mm
Riacho Da Cruz(Emater)                                  145,7mm
Apodi(Base Fisica Emparn)                               120,2mm
Rodolfo Fernandes(Prefeitura)                           113,9mm
Francisco Dantas(Emater)                                104,7mm
Martins(Particular)                                     103,0mm
Portalegre(Particular)                                  101,6mm
Lucrecia(Emater)                                        100,0mm
Tabuleiro Grande(Prefeitura)                             99,0mm
Vicosa(Prefeitura)                                       99,0mm
Barauna(Emater)                                          98,2mm
Olho D'agua Dos Borges(Particular)                       98,0mm
Patu(Particular)                                         94,2mm
Rafael Fernandes(Emater)                                 93,9mm
Frutuoso Gomes(Emater)                                   90,0mm
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura)                       89,0mm
Agua Nova(Prefeitura)                                    84,5mm
Assu(Particular)                                         84,0mm
Tenente Ananias(Emater-st Mororo)                        84,0mm
Encanto(Prefeitura)                                      83,5mm
Major Sales(Prefeitura)                                  78,0mm
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic))                      76,0mm
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura)                          65,0mm
Serra Do Mel(Prefeitura)                                 63,3mm
Coronel Joao Pessoa(Emater)                              54,0mm
Luis Gomes(Delegacia)                                    49,0mm
Jucurutu(Emater)                                         48,5mm
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn)                         45,1mm
Alexandria(Emater)                                       41,6mm
Piloes(Prefeitura)                                       38,0mm
Pendencias(Emater)                                       34,8mm
Sao Rafael(Emater)                                       33,7mm
Dr. Severiano(Emater)                                    33,1mm
Ipanguacu(Emater)                                        29,5mm
Parana(Emater)                                           26,0mm
Carnaubais(Emater)                                        5,4mm 

Fonte: cgnamidia.com