NOSSA TERRA

AREIA BRANCA RN


Foto de Satélite da Cidade de Areia Branca RN


Palacete da Prefeitura
Palacete Municipal



Câmara Municipal 
Mercado Público Municipal

Maquina recolhendo o SAL produzido em nossa terra
Praia de São Cristovão
Praia de Morro Pintado
Praia do Rosado
Produção de Sal
Dunas formadas pelo SAL em uma das salinas do município
Cavalo mecânico na extração do petróleo em A Branca
Festa dos Navegantes no Largo da Folia
Matriz Nossa Sra da Conceição
Procissão Marítima
Igreja Matriz
Fieis Embarcando na Procissão Marítima dos Navegantes
Vista Aérea
Vista aérea da nossa terra
Cais Tertuliano Fernandes
Travessia de Balsa pelo Rio Mossoró/Apodi
Por do Sol e Barcaça transportando SAL para o Porto Ilha
[282615389_3935b05f42.jpg]
Adicionar legenda

Barcaça se aproximando do Porto Ilha com Sal 
Barcaça encostando no Porto Ilha para descarregar o sal

Vista aérea do Porto Ilha
Porto Ilha de Areia Branca

Pescadores descarregando barco com peixes
Pescador com peixe que fisgou
Ponta do Mel - Cenário do Filme do Pe. Marcelo
Praia de Ponta do Mel onde foi filmado cenas 
do filme "Maria mãe de Deus"
Rio Ivipanim
Pescadores lançando redes no Rio
Cristóvão
Dunas da Praia do Rosado
Praia de Ponta do Mel vista da Colina
NOSSA HISTÓRIA E
CARACTERÍSTICAS


 Com uma população estimada em 25.394 habitantes em 2010,  a cidade de Areia Branca é uma ilha, cercada de salinas e gamboas, por todos os lados, situada à margem direita do rio Mossoró. Passando nas Pedrinhas e, ao largo da praia do Upanema, a estrada penetra na cidade pela antiga Ilha, onde se localizavam, outrora, pequenas granjas que recebiam o nome genérico de “cercados’”.


Informam os historiadores que, por volta de 1860/1870, o território da futura cidade ainda era todo coberto por uma espessa mata de imburanas, quixabeiras, espinheiros e outras espécies vegetais. Com a seca de 1877, legiões de flagelados invadiram a ilha e devastaram toda a vegetação, a fim de construir casebres onde passaram a morar.

Com a devastação da mata, o solo ficou exposto à erosão dos ventos que levantava nuvens de pó e as transformava depois em pequenas dunas de areia, que alcançavam às vezes até dois metros de altura. Fenômeno interessante, decorrente dessa ação eólica, ocorria com o morro do Pontal, Localizado à entrada da barra do rio Mossoró. Periodicamente, o morro desaparecia da paisagem, para reaparecer anos depois, como num passe de mágica. Os mesmos ventos que levavam. Traziam-no de volta.


hspace=0 COMO CHEGAR
O principal acesso rodoviário é através da BR 110, Chega-se a cidade também via fluvial, através do rio Mossoró/Apodi, sendo que o meio de transporte são lanchas e balsas (ferry-boat) que transportam veículos e passageiros.
Localização
Região Oeste do Rio Grande do Norte, à margem direita do rio Mossoró
Limites
Limita-se com os municípios de Grossos (oeste), Mossoró e Serra do Mel (sul) e Porto do Mangue (leste). Ao norte é banhado pelo Oceano Atlântico.
Acesso Rodoviário
BR-110
Distâncias
47Km de Mossoró/RN, 327Km de Natal/RN e 287Km de Fortaleza/CE.

hspace=0 TURISMO
Areia Branca apresenta cenários deslumbrantes, com imensas dunas, enormes falésias de terra avermelhada, praias belíssimas e vegetação da caatinga com o sertão indo de encontro ao mar. São 42 quilômetros de litoral e de verdadeiro paraíso, como as praias de Ponta do Mel, Cristóvão, Redonda, Morro Pintado, São José, Baixa Grande, Upanema, entre outras.

Principais Pontos Turísticos
Praia de Upanema
A mais próxima da Zona Urbana, e a mais visitada.
Praia de Baixa Grande
A preferida dos visitantes em todas as estações do ano.
Praia de São Cristõvão
Bela e Majestosa possui encantos indescritíveis. Fonte de Inspiração!
Praia de Redonda
Cenários deslumbrantes, com enormes Dunas.
Praia de Ponta do Mel
Convite ao Lazercom ótima estrutura de hospedagem e excelente culinária.

Praia de Morro Pintado
Constitui-se um verdadeiro paraíso, ainda pouco explorada pelo homem.

Turismo Religioso
O turismo religioso é um diferencial no calendário de eventos de Areia Branca. De 5 a 15 de agosto a cidade se transforma num símbolo de devoção e fé. Uma multidão só comparada a do carnaval participa da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos marítimos. São 10 dias de festejos. Paralelo a programação religiosa, que é intensa, a prefeitura monta uma estrutura semelhante à do carnaval, inclusive no mesmo local, o Largo da Folia. A estimativa de público é superior a 150 mil pessoas em mais de uma semana de programação de palcos com apresentações de grandes nomes da música e shows religiosos e culturais.

hspace=0 EVENTOS
Fevereiro
- Carnaval da Nossa Gente - o melhor Carnaval do Rio Grande do Norte. Com público estimado em cerca de 150 mil pessoas (média de 30 mil por dia) e injeção de R$ 2 milhões na economia do município.
Abril
- Paixão de Cristo - faz parte do calendário de eventos da Cidade. A encenação é realizada pelo Grupo de Casais Paroquianos nos dias que antecedem a Sexta-Feira da Paixão. A idéia do governo municipal é mostrar o significado e a importância da apresentação para Areia Branca, enquanto evento religioso de cunho cultural e turístico.
Junho
- Festejos Juninos - Embora não tenha um calendário especificamente voltado para os festejos juninos, este ano a cidade de Areia Branca entrou no circuito das festas juninas, resgatando um dos mais tradicionais eventos populares do País. A prefeitura, através da Gerência Executiva de Eventos e Fundação de Cultura, realiza um grande “arrastão” junino reunindo os grupos de quadrilhas juninas locais...
Agosto
- Festa de Nossa Senhora dos Navegantes - Diversas bandas animam os dez dias de programação social alusivos aos festejos da padroeira dos marítimos. A maratona festiva começa em 5 de agosto e só termina no dia 15. Para montar a estrutura da festa a prefeitura busca apoio junto ao governo do Estado e iniciativa privada.
Dezembro
- Virada do Ano com Queima de Fogos - Em Areia Branca, realiza-se o maior e melhor réveillon do Rio Grande do Norte. É preparada uma programação extensa para ser desenvolvida entre o Cais Tertuliano Fernandes e o Largo da Praça da Conceição.